Oficina de Introdução à Marcenaria Fina

Dois dias de imersão no universo do trabalho manual em madeira

DSC_0010.JPG

Formão, lignina, goiva, tupia, raspilha, plaina, cavaco, boquexim, arco de pua e maquineta. Já ouviu falar? Pois nessa oficina você vai começar a descobrir como transformar uma peça de madeira em um objeto fino de mobiliário, decoração ou o que a imaginação pedir. Usaremos ferramentas tradicionais do nosso trabalho, exploraremos uma xiloteca com mais de 20 espécies de madeiras nobres e construiremos um objeto para levar para casa.

Entre em contato para garantir a sua vaga!

Turma 1 : 05 e 06 de fevereiro

Turma 2 : 02 e 03 de abril

Turma 3 : 21 e 22 de maio

2 dias de curso, 14 horas no total

A oficina foi desenvolvida a para quem nunca teve um contato direto com o trabalho em madeira, mas admira e se interessa pelo desenvolvimento e criação manual de peças finas. Explorando nossos estoques e a nossa xiloteca, iremos conhecer as principais propriedades da madeira. Observando peças de marcenaria tradicional, descreveremos as técnicas e formas básicas de contrução de móveis e itens de decoração. Imersos na oficina, faremos uma  introdução sobre os processos da marcenaria tradicional, demonstrando o papel de cada uma das principais ferramentas e máquinas.

 

Na parte prática, daremos ênfase ao uso de ferramentas manuais, que conduzem a uma proximidade maior com a nossa matéria-prima. Cada participante construirá um estojo em madeira maciça, empregando encaixes como a meia esquadria cortada a ajustada à mão, rasgos longitudinais usinados na serra circular, e uma base e tampo de correr, ajustados com a plaina manual. Discutiremos opções de acabamento e vamos praticar uma das suas formas mais tradicionais, com óleos e ceras.

Esta oficina não tem pré-requisitos. Esperamos que a experiência desperte, nos participantes, a curiosidade de se aprofundar nos ofícios manuais tradicionais.

Investimento: R$ 640,00 com todos os materiais inclusos

Condições de Pagamento: 10% de desconto à vista, ou parcelado em até 5 vezes, a ser quitado até o início do curso