top of page

Oficina de Ferramentas Manuais

Dois dias de imersão no universo do trabalho manual em madeira

AFF_4973.jpg

Já pensou construir um estojo de jóias, você mesmo, apenas com ferramentas manuais e sem pregos ou parafusos?

Nesta oficina você vai descobrir como transformar uma peça de madeira em um objeto fino de decoração, usando ferramentas tradicionais da marcenaria e técnicas de encaixe.

Venha fazer seu próprio estojo, moldura ou bandeja, descubra o universo de ferramentas tradicionais da marcenaria fina e explore nossa xiloteca com mais de 20 espécies de madeira maciça.

Garanta a sua vaga na próxima turma!

Confira as datas das próximas turmas nas redes sociais

2 dias de curso, 14 horas no total

A oficina foi desenvolvida a para quem nunca teve um contato direto com o trabalho em madeira, mas admira e se interessa pelo desenvolvimento e criação manual de peças finas. Explorando nossos estoques e a nossa xiloteca, iremos conhecer as principais propriedades da madeira. Observando peças de marcenaria tradicional, descreveremos as técnicas e formas básicas de contrução de móveis e itens de decoração. Imersos na oficina, faremos uma  introdução sobre os processos da marcenaria tradicional, demonstrando o papel de cada uma das principais ferramentas e máquinas.

 

Na parte prática, daremos ênfase ao uso de ferramentas manuais, que conduzem a uma proximidade maior com a nossa matéria-prima. Cada participante construirá um estojo em madeira maciça, empregando encaixes como a meia esquadria cortada a ajustada à mão, rasgos longitudinais usinados na serra circular, e uma base e tampo de correr, ajustados com a plaina manual. Discutiremos opções de acabamento e vamos praticar uma das suas formas mais tradicionais, com óleos e ceras. Você pode também personalizar sua peça: as etapas de construção do estojo podem ser ajustadas para você fazer uma moldura ou uma bandeja!

Esta oficina não tem pré-requisitos. Esperamos que a experiência desperte, nos participantes, a curiosidade de se aprofundar nos ofícios manuais tradicionais.

bottom of page