Residência
Imersão criativa para quem quer explorar novos territórios do trabalho em madeira
Como funciona?
O programa proporciona um período de imersão a marceneiros e marceneiras que queiram aprofundar seu domínio das técnicas tradicionais de projeto e construção de mobiliário em madeira maciça.
Por que fazer uma residência?
Reunir os equipamentos e o conhecimento envolvidos na prática da marcenaria tradicional representa uma grande barreira para muitos dos marceneiros e marceneiras no nosso contexto. A residência, entretanto, não é um curso, e o residente não é um aluno. Ele é um praticante que já conhece a grande maioria dos processos da marcenaria, e deseja se inserir na rotina de uma marcenaria tradicional para se aprofundar na construção de mobiliário.
A que o residente tem acesso?
Ele terá acesso pleno ao espaço da marcenaria, incluindo todas as máquinas estacionárias, portáteis e a grande maioria das ferramentas manuais. Uma bancada profissional será de uso exclusivo do residente durante a sua estadia conosco.
O residente contará com um mínimo de 5 horas semanais de discussão, supervisão ou orientação para a execução dos seus projetos. O espírito da residência é uma troca entre iguais. Queremos criar um contexto de cooperação em que as experiências de cada um enriquecem o trabalho dos colegas.
Quem pode participar?
Marceneiros e marceneiras que já trabalham de forma autônoma, e sabem operar uma ampla gama de ferramentas elétricas e manuais com competência e segurança. Caso você tenha interesse no programa mas ainda trabalhe de forma autônoma, poderemos criar um período de formação individual, no início do programa de residência, com custos combinados a parte.
Quais as responsabilidades do residente?
O participante é responsável por obter a matéria-prima e os materiais de consumo para seus projetos (madeira, acabamentos, lixa, cola, ferragens).
O participante se compromete a seguir as orientações de segurança, a utilizar todos os recursos com cautela e a cooperar na manutenção e limpeza cotidianas da oficina.
Como é feita a seleção?
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no programa. Serão solicitados registros de alguns dos trabalhos em madeira maciça que sejam indicativos do grau de maturidade e autonomia do candidato. Para que o programa seja bem sucedido, os interesses gerais do residente precisam estar alinhados ao modo de trabalho da Marcenaria do Bosque – desenvolvimento da habilidade artesanal, atenção aos detalhes, durabilidade das peças, produção em pequena escala.
Qual a duração da residência?
O período de residência varia de 1 mês a 4 meses, de acordo com a complexidade do trabalho a ser desenvolvido pelo residente e o andamento da relação de cooperação entre as partes.
Quanto custa?
O investimento é de R$ 2.500,00 por mês (valor para 2024). Esse valor inclui a hospedagem durante todo o mês em um chalé no próprio terreno. No momento podemos receber dois residentes simultaneamente, que poderão compartilhar a acomodação.